sábado, 1 de janeiro de 2011

DISTÚRBIO EMOCIONAL

DISTÚRBIO EMOCIONAL
A educação inclusiva, é voltada às crianças com necessidades especiais que levam as dificuldades de aprendizagem ou limitação no processo de desenvolvimento dificultando assim o acompanhamento das atividades curriculares.
Ao longo do meu trabalho, venho vivenciando experiências das mais diversas em sala de aula, no convivio com meus alunos me deparando com diversas situações, em várias delas, nem sempre um aluno que apresenta distúrbio emocional, apresenta dificuldades na aprendizagem. Embora o aluno não consiga gerar um convívio saudável no grupo, acompanha as atividades desenvolvidas na sala de aula com facilidade. Esse aluno é rotulado, excluído e sem o devido acompanhamento necessário.
Por conta desse distúrbio, vem ocorrendo a cada ano, um maior núnero de violência nas escolas e em consequência na sociedade em geral.
O ambiente escolar além de ser o principal veículo na área do conhecimento, é imprtante quanto ao surgimento do verdadeiro espírito de solidariedade, da socialização e dos alicerces dos princípios de cidadania. O acesso ao conhecimento contribui para que aptidões e habilidades sejam desenvolvidas, mas os alunos que apresentam distúrbio emocional embora não apresentam dificuldades para aprender,ficam defasados no que diz respeito ao convívio, debilitando assim o acesso ao conhecimento por não apresentar nenhum significado a eles.
Esse aluno não consegue lidar com frustrações (com o "não" e com o "erro") e precisam de um olhar especial dos educadores e se necessário encaminhados para avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário