domingo, 3 de abril de 2011

Características físicas nos transtornos mentais infantis

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS TRANSTORNOS MENTAIS INFANTIS

Podemos entender por transtorno mental, condições caracterizadas por alterações do modo de pensar e do humor, além dos comportamentos associados com angústia pessoal e ou deteriorização do pensamento. Para um transtorno mental ser diagnosticado, é necessário que haja um histórico de anormalidades sustentadas ou recorrentes e que tenham como consequência uma certa deteriorização ou perturbação do funcionamento pessoal em uma ou mais esferas da vida.
Enfim, os transtornos mentais se caracterizam por uma combinação de idéias, emoções, comportamentos e relacionamentos anormais com outras pessoas.
Uma criança com transtorno mental é acometida de um sofrimento psíquico, com dificuldades no laço social ou não conseguem estabelecer laços e quando estabelecem e tem dificuldade em mantê-los. Também apresentam muita dificuldade de lidar com a vida, com as pessoas, de estar nos espaços que outras pessoas estão.
Embora a educação e a saúde são áreas distintas, devem permanecer unidas sempre que possível, pois somente com a integração das habilidades sociais e escolares, nossas crianças terão desenvolvimento harmonioso e saudável. A criança que possui dificuldade de socialização ou dificuldades escolares importantes podem superar desde que pais e professores saibam lidar com a mesma, orientando para o aprendizado, jamais rotulando. É de grande importância o comprometimento de pais, familiares e professores na tarefa de compreender e educar nossas crianças.
A formação da pessoa é estruturada por dois elementos básicos, herança genética e ambiente. É muito importante nos primeiros anos de vida o ambiente de convívio da criança. Quando a criança é nascida em um ambiente com carinho, com proteção, estímulos afetivos, sensoriais e limites, torna-se confiante e saudável, tendo mais equilíbrio emocional com mais capacidade de aprendizado e de resolver os conflitos vividos no dia-a-dia e ao frequentar a escola, enfim, a criança apresenta um grande potencial de aprendizagem intelectual e convivênca social.
A escola representa um dos principais ambientes sociais em que a criança está inserida. Quanto mais acolhedora, respeitadora das diferenças for a escola, melhor será a convivência e o rendimento escolar.
Sabe-se que grande parte dos transtornos mentais nos adultos, tem o início de sintomas ainda na infância ou adolescência, assim sabendo, a identificação precoce desses transtornos ou de seus sintomas pode-se interromper o curso de muitas condições neuropsiquiátricas que afetam pessoas de todas as idades, com isso teremos a formação de adultos mais saudáveis, mais habilidosos intelectualmente e socialmente mais aptos a lidar com os conflitos cotidianos, inclusive na maneira de lidar com seus futuros filhos. As crianças são seres humanos em crescimento, no seu desenvolvimento e formação, com desejos, pensamentos e necessidades.
É fundamental que pais e professores conheçam fatores que perturbam a vida da criança, para que possam tomar as medidas adequadas ainda no ambiente escolar.
Os sintomas mais comuns e semelhantes na maioria dos transtornos mentais em crianças são a irritabilidade, comportamento despreocupado, explosões frequentes, retirada social e reclamações físicas frequentes, contudo, os transtornos mentais específicos, podem apresentar sintomas também específicos.

Transtorno de ansiedade
O transtorno de ansiedade também é altamente prevalente na infância. Enquanto alguma ansiedade é habitual, a ansiedade que interfere no comportamento normal e funcional na escola l, lazer, etc, pode ser um sinal de um problema mais sério.
A criança apresenta muitas preocupações sobre coisas antes de estas acontecerem, preocupações ou interesses constantes sobre o desempenho escolar, amigos, jogos esportivos, etc., pensamentos ou ações repetitivos, medos extremos de cometer erros e baixa autoestima.
Também há vários tipos específicos de transtornos de ansiedade que deveriam ser notados, medos irreais e excessivos sobre uma certa situação ou objeto.

Abuso de álcool e drogas
O abuso de álcool e drogas podem ser um problema significativo na adolescência, havendo ocorrências também na infância, conduzindo a consequências sérias para a saúde, que são, fadiga, reclamações repetitivas sobre a saúde, olhos vermelhos e vítreos, tosse duradoura, mudança súbita de personalidade ou humor, comportamento irresponsável, perda de interesse nas atividades, argumentações sem sentido e quebra de regras.

Transtorno de Tique
Tiques são movimentos ou vocalizações involuntários que ocorrem subtamente de maneira rápida, recorrente, não rítmica e esteriotipada.
De uma maneira geral, os tiques podem ser classificados em tiques motores e tiques vocais.
Os motores se caracterizam por contrações repetitivas e rápidas de grupamentos musculares como piscar os olhos, encolher os ombros, espasmos de pescoço e “fazer careta”. Quando os tiques motores se apresentam de forma mais grave, a presença de tiques motores são mais complexos, como um número maior de grupamentos musculares, nesses casos atos de cheirar objetos, saltar, tocar ou até exibição de gestos obscenos podem ocorrer.
Os vocais se caracterizam por vocalizações rápidas, repetitivas, involuntárias e recorrentes por atos de tossir, pigarrar, roncar e fungar. Os casos mais complexos podem incluir repetição de palavras, frases ou até o disparo de palavras obscenas.
Os tiques esporádicos são comuns de ocorrer em todas as crianças e frequentemente estão associados ao estresse. Crianças tímidas ou ansiosas são mais propensas a apresentar tique, podendo desaparecer com o tempo.

Transtorno ou Síndrome de Tourette
O transtorno ou síndrome de tourette é considerado o principal transtorno de tique. As crianças apresentam tiques motores faciais e que posteriormente tende a progredir envolvendo membros, tronco e até apresentação de tiques vocais.
Crianças com o transtorno de tourette não são capazes de controlar esse tique, podendo apresentar problemas de atenção, concentração ou desenvolver obsessões e compulsões.
Algumas características mais comuns apresentada na criança são, piscar o olho, fazer careta, erguer sobranselhas, torcer o nariz, contrair a boca, mostrar os dentes, girar a cabeça, torcer o pescoço, encolher os ombros, bater os pés, saltar, tossir, pigarrar, fungar, estalar lábios, sons de sucção, soluçar, suspirar e bocejar.
É frequente a apresentação de sentimento de culpa e baixa autoestima nas crianças acometidas pelos tiques.

Autismo
O autismo é um transtorno do desenvolvimento, frequentemente diagnosticado em torno dos três anos de idade. O aspecto central do transtorno é um prejuízo no funcionamento social de modo geral, que inclui respostas impróprias a situações sociais, prejuízo na comunicação, falta de reciprocidade emocional, falta de expressões faciais ou contato visual, fracasso para desenvolver relações normais com o outro, restrição de comportamentos e gestos frequentemente repetitivos.
Bebês com autismo apresentam grande déficit no comportamento social, tendem a evitar contato visual e mostram-se indiferentes ao afeto e não o interessado na voz humana. Eles não assumem a postura antecipatória como colocando os braços a frente para serem levantados pelos pais, são indiferentes ao afeto e não demonstram expressões faciais ao serem acariciados.
Quando criança não seguem seus pais pela casa, não se interessam em brincar com outras crianças. Suas ações podem se limitar a atos repetitivos estereotipados, como cheirar e lamber
objetos ou bater palmas e mover a cabeça e tronco para frente e para trás.
O paciente autista pode se sentir incomodado por pequenas mudanças em sua rotina diária, resultando as vezes em violentos ataques de raiva.
A inteligência é comprometida em grande parte das crianças com autismo e cerca de 70% desses pacientes apresentam retardo mental, contudo algumas crianças podem frequentar escolas e ter um desempenho regular.
As causas do autismo infantil permanecem desconhecidas, mas diversos estudos indicam que fatores genéticos estão relacionado com a causa do transtorno. Alterações estruturais cerebrais, fatores imunológicos, neurológicos, bioquímicos, além de fatores congênitos, como rubéola materna, encefalite e meningite poderiam predispor a criança ao autismo.

Síndrome de Asperger
A síndrome de Asperger foi descrita pela primeira vez em 1944 pelo médico austríaco Hans Asperger. Descrito por ele, as crianças com a síndrome de asperger apresentam déficit na socialização, déficit na linguagem e na comunicação.
O desenvolvimento inicial da criança parece normal, contudo no decorrer dos anos seu discurso torna-se diferente, monótono, peculiar e há com frequência a presença de preocupações obsessivas. São inflexíveis, apresentam dificuldade em lidar com mudanças e são emocionalmente vulneráveis e instáveis. Há prejuízo na coordenação motora e na percepção visoespacial.
A criança com a síndrome de asperger, fala como adulto, de maneira formal, seus diálogos são sobre assuntos de seu interesse como carro e dinossauro, apresentam dificuldade em iniciar e manter uma conversa, em manter contatos visuais, não reconhece expressões faciais e de comportamento ritualístico.
Os pacientes com essa síndrome apresentam maior vulnerabilidade para outros transtornos psiquiátricos como transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de humor e esquizofrenia.

Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade ( TDAH )
O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O TDAH, se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Chamado também de DDA (Transtorno de Déficit de Atenção), em inglês também é chamado de ADD, ADHD ou AD/HD.
Reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização da Saúde (OMS).
Estudos científicos mostram que portadores de TDAH, tem alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores, que passam informação entre as células nervosas (neurônio).
As crianças com o TDAH, apresentam problemas de comportamento que variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras.
O comportamento hiperativo interfere na vida familiar, escolar e social da criança. Apresenta dificuldade de prestar atenção e aprender. Essas crianças podem falar muito, alto demais e em momentos inoportunos, estão sempre em movimento, sempre fazendo algo e são incapazes de ficar quietas. São impulsivas e toleram pouco as frustrações.
O TDAH pode ser caracterizado por distração e dificuldade de prestar atenção, falar muito e dificuldade de jogar e brincar quietamente, dificuldade de seguir orientações múltiplas e dificuldade de permanecer sentado.

Transtorno de estresse pós-traumático
Eventos extremamente rompantes como violência, guerra, desastres naturais ou abuso, podem causar traumas psicológicos em crianças. Uma reação é incomum, incluindo extrema ansiedade, pesadelos, choro, irritabilidade, retirada social, culpa ou outros sintomas não diminuem ao longo do tempo, podem ser indicativos do desenvolvimento de TSPT. Os sintomas incluem, rexperimentação do evento traumático em situações percebidas como similares, falta rotineira de lembranças, aumento nas perturbações do sono, irritabilidade, concentração pobre, reações de susto e comportamentos regressivos.

Transtorno de Conduta
Enquanto todas as crianças, às vezes, exibirão comportamento de oposição, crianças com transtorno de conduta apresentam problemas mais sérios no funcionamento social e familiar.
Essa desordem também coloca uma criança em risco mais alto para o comportamento suicída.
O comportamento de criança com transtorno de conduta se caracteriza por um padrão repetitivo e persistente de conduta anti social, agressão dirigida a pessoas ou animais, destruição de propriedade, furto ou roubo e violação séria de regras e deve perdurar por no mínimo seis meses. É um diagnóstico problemático por situar-se nos limites da psiquiatria com a moral e a ética. Trata-se de um sério problema comportamental.
É importante observar, porém, que crianças que exibem tais características, podem ter outros problemas de saúde mental. O que exige um diagnóstico diferenciado.



Retardo Mental
Essa deficiência se caracteriza por um funcionamento global inferior a média junto com limitações associadas em duas ou mais das seguintes habilidades adaptativas, comunicação, cuidade pessoal, habilidades sociais, saúde e segurança, habilidades escolares, administração do ócio e trabalho. As áreas de necessidades dos deficientes devem ser determinadas através de avaliação neurológica, psiquiátrica, social e clínica, nunca numa única abordagem de diagnóstico.
O retardo mental se dividem em, leve (limítrofe), moderada, grave (severa) e profunda.
Quando se trata de um retardo mental leve, O bebê pode se apresentar muito tranquilo, capaz de sorrir, conseguir os movimentos oculares adequados e olhar com aparente atenção. As diferenças com a criança normal são pouco notáveis durante os primeiros anos, mas é no início da escolaridade que os pais começam a perceber as diferenças existentes através das dificuldades que a criança apresenta.
Em relação a evolução psicomotora, alguns autores observam hipotonia muscular nas crianças deficientes podendo observar também que o equilíbrio, a orientação espaço-temporal e as adaptações a algum ritmo podem estar prejudicados. Quanto a fala, algumas crianças com retardo mental leve, expressam e utilizam as palavras corretamente. Em casos onde existem transtornos emocionais associados, as crianças podem apresentar também uma dificuldade da linguagem.
A criança que apresenta retardo mental moderado, chegam a falar e aprendem a comunicar-se adequadamente. A evolução do desenvolvimento psicomotor é variável, dependendo também da estimulação precoce mas, de modo geral, costuma estar alterado.
O retardo mental grave (severo), se evidencia já nas primeiras semanas de vida. O desenvolvimento físico é normal em peso e estatura mas, não obstante, podem apresentar hipotonia abdominal e leves deformações torácicas e escobose. Por causa dessa hipotonia podem ter insuficiência respiratória com possibilidade de apneia.
A psicomotricidade geralmente é alternada afetando a marcha, o equilíbrio e a coordenação. A maioria delas tem dificuldades na coordenação de movimentos, incluindo o controle da respiração e os órgãos de fonação. Há também incapacidade para emissão de certos sons, em especial algumas consoantes. Faltam a língua e os lábios a necessária mobilidade e coordenação.
As crianças com retardo mental profundo podem apresentar algum tipo de má formação, encefalia ou facial. Este estado se caracteriza pela persistência dos reflexos primitivos devido a falta de maturidade do sistema nervoso central, resultando numa aparência primitiva da criança.
Dos primeiros anos até a idade escolar, as crianças com esse déficit desenvolvem mínima capacidade de funcionamento sensório- motor.]


Transtorno desafiador opositivo
A característica essencial do transtorno desafiador opositivo é um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiador, desobediente e hostil para com figuras de autoridade que persiste por pelo menos seis meses e caracterizado pela ocorrência frequente de pelo menos quatro dos seguintes comportamentos: perder a paciência, discutir com adultos, desafiar ativamente ou recusar-se a obedecer a solicitações ou regras dos adultos, deliberadamente fazer coisas que aborrecem outras pessoas, responsabilizar outras pessoas por seus próprios erros ou mau comportamento, mostra enraivecido e ressentido ou ser rancoroso ou vingativo. Os comportamentos negativistas ou desafiadores são expressados por teimosia persistente, resistência a ordens e relutância em comprometer-se, ceder ou negociar com adulto ou seus pares, discute e deixa de aceitar a responsabilidade pelas más ações.
As características desse transtorno, são temperamento problemático e alta atividade motora, no período escolar pode haver baixa autoestima, irritabilidade de humor, baixa tolerância a frustração, blasfêmias e uso precoce de álcool, tabaco ou drogas ilícitas.
O transtorno desafiador opositivo é um antecedente evolutivo do transtorno de conduta.

Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar na criança, é uma condição grave que afeta consideravelmente a vida da criança. A criança com transtorno bipolar tem períodos alternados de mania e depressão. Essa mudança súbita de humor produz ataques prolongados de raiva ou agressividade, chamados de tempestades comportamentais.
As características apresentadas ainda na infância são mudanças súbita de humor, autoestima aumentada, inadequação no comportamento, hiper sexualidade, grandiosidade, pensamentos e falas acelerados, distração, agitação e inquietação, necessidade de aparecer e ser o centro das atenções, excesso de maquiagem nas meninas, roupas excessivamente coloridas e estravagantes, irritabilidade, instabilidade emocional, agressividade e acessos de raiva.

Depressão
Depressão em crianças, é um transtorno sério e está aumentando em prevalência nos últimos anos.
Os sintomas apresentados em crianças se caracterizam com tristeza frequente ou choro, diminuição do interesse em atividades agradáveis, isolamento social, comunicação pobre, aumento da irritabilidade, raiva ou hostilidade, reclamações físicas frequentes, comportamento autodestrutivo, produzindo dificuldades sociais e escolares que podem comprometer o desenvolvimento e funcionamento social da criança e de suas relações interpessoais. O tratamento envolve a associação de medicamentos, antidepressivos, psicoterapia e orientação para pais e professores.

SELMA VALÉRIA LOMBARDI DO NASCIMENTO
28/02/2011

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