segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Comportamento dos pais na infância dos seus filhos

COMPORTAMENTO DOS PAIS DURANTE A INFÂNCIA DOS SEUS FILHOS

O surgimento da doença mental, é avassalador para a relação com a família, principalmente quando se manifesta em crianças e adolescentes. Causando mudanças na dinâmica da família, gerando perturbações que podem atingir o vínculo do casal, o desempenho dos papeis de pai e mãe e também o relacionamento entre os irmãos, colocando o grupo no enfrentamento de situações adversas.
Entre os estressores psicossociais que podem intensificar ou contribuir para o surgimento de sintomas psiquiátricos mais comuns nessa fase da vida, está a relação familiar. Problemas como discórdia familiar, pai ou mãe com transtorno mental, rejeição, abandono, maus tratos, são fatores que podem causar um ambiente familiar caótico, interferindo na saúde emocional, agravando estados psiquiátricos já existentes ou contribuir para a sua eclosão.
Outro aspecto a ser considerado, é que o surgimento da doença, geralmente, pega a família despreparada para lidar com essa realidade.
Se cuidarmos apenas dos sintomas apresentados pelas crianças e não atentarmos para os estressores psicossociais que incidem sobre o seu grupo familiar, dificilmente podemos vislumbrar possibilidades para uma vida com melhor qualidade e que estimule a confiança e autonomia.
Os pais e familiares, necessitam de cuidados e apoio emocional em seu sofrimento, angústias, conflitos e dores.
A família destaca-se por possuir valores, crenças e costumes que muitas vezes são transmitidos de geração para geração, assim como a criança também pode conviver com a violência, a mentira, o desrespeito e tantos outros maus tratos que prejudicam a formação da personalidade da criança e podem comprometer a saúde mental dessa criança no futuro (ansiedade, depressão, isolamento social, suicídio, abuso de drogas, transtorno de conduta, etc.).
Outras conseqüências da violência na família contra a criança, incluem atrasos no desenvolvimento cognitivo, déficit intelectual e fracasso escolar, além de violência e criminalidade na adolescência e na vida adulta.
A função dos pais é de socialização das crianças e responsável pelo apoio físico, emocional, educacional e social da criança.
Todas as atitudes que contribuem para relações mais harmoniosas, que resultam em maior tolerância e compreensão, na tentativa de construção ou reconstrução da família, contribuem para o bem estar de todos os membros da família.
Alguns estudos apontam que há mudanças nas relações e rotinas familiares com a presença de um portador de transtorno mental, por isso manter algumas atividades em família, é uma forma de manter a união da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário