segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Drogas na adolescência

O uso de drogas por adolescentes, assume uma característica cada vez mais com tendência a escalada e ao abuso e, em muitos casos, com uma clara inclinação desestruturante para a vida psíquica e interpessoal do adolescente.
Muitos fatores contribuem para o incremento deste problema que, nas duas últimas décadas, assumiu proporções preocupantes. Com o aumento do consumo, o comércio de drogas tornou-se a segunda maior fonte de renda do planeta, só perdendo para a indústria de armas e dificultando qualquer ação no terreno da prevenção.
Para Knobel, o adolescente atravessar desequilíbrios e instabilidades extremas, apresenta momentos de elação e ensimesmamento, audácia e timidez, descoordenação, urgência, desinteresse e apatia que se sucedem ou são concomitantes com conflitos afetivos, crises religiosas nas quais pode oscilar do ateísmo anárquico ao misticismo fervoroso, intelectualizações e postulações filosóficas, ascetismo, condutas sexuais dirigidas ao heteroerotismo e até homosexualidade ocasional.
Por definição, droga é toda substância lícita ou ilícita que uma vez introduzida no organismo provoca alterações no seu funcionamento.
Drogas psicoativas, são aquelas que alteram o funcionamento do sistema nervoso central, principalmente a consciência, as funções cognitivas, o afeto, senso percepção e conduta, e que podem levar a adição e a problemas físicos ameaçadores a vida.
Diversos autores apontam como preocupante, o aumento da incidência do uso abusivo de drogas entre adolescentes, principalmente álcool e cocaína.
Um fator agravante deve a associação estatisticamente significante de comorbidade.
Ainda que não exista uma psicopatologia exclusiva na relação com uso abusivo de substâncias psicoativas, vários transtornos psiquiátricos atravancam ou desencadeiam o uso abusivo das mesmas, sedo os principais, transtorno de conduta, transtorno desafiador opositivo, TDAH, depressão, transtornos ansiosos, esquizofrenia e o transtorno bipolar de humor.
Podemos definir a dependência como a participação imprescindível de uma droga na vida de um indivíduo. A dependência psíquica caracteriza-se por modificações comportamentais e psicológicas decorrentes da compulsão ao uso com o objetivo de diminuir ou prevenir o mal estar causado pela privação, havendo necessidade de consumir doses cada vez mais elevadas de uma droga para alcançar seu efeito.
Adolescente sob efeito de drogas, apresenta desinibição comportamental, perda de juízo crítico e de reflexos motores, fatos que colaboram para que algumas das principais causas de mortes entre adolescentes, como acidentes automobilísticos, suicídio, afogamentos e mortes por arma de fogo estejam relacionados em quase metade dos casos ao consumo recente de bebidas alcoólicas ou outras drogas.
Alguns sinais de alerta podem ajudar pais e professores na identificação de comportamentos relacionados ao uso de álcool e drogas, mudança de personalidade e de humor, irritabilidade, quebra de regras, brigas freqüentes com pais, comportamento irresponsável acompanhado de falta de motivação pelas atividades e baixa auto-estima. Na escola pode haver perda de interesse, queda de rendimento escolar, atitude negativista, atrasos e faltas injustificáveis, problema de disciplina, envolvimento com colegas usuários de drogas, grande mudança na aparência física, vestimentas e apresentação pessoal.
Na prevenção ao uso de álcool e drogas na escola, é de essencial importância programas educacionais, debates, conferências, palestras e encontros com pais e alunos. Dentro de casa, um importante fator é o bom relacionamento entre pais e filhos. Uma das funções da família, é dialogar, esclarecer dúvidas, ensinar limites e ajudar o adolescente a lidar com frustrações.
Quando o jovem já se tornou usuário ou dependente das drogas, o tratamento depende de diversos fatores, o tipo, a qualidade e a freqüência do uso de drogas, os prejuízos e o grau de adesão do paciente e de sua família ao tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário