segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Conflitos na adolescência

Uma das dificuldades mais comuns entre os adolescentes, é conseguir entender as mudanças que ocorrem nessa fase da vida.
É muito comum que essa dificuldade acabe por refletir em suas emoções, causando mau humor, irritação em relação a tudo o que os outros falam ou fazem, tendo a sensação de que ninguém é capaz entender seus sentimentos ou pensamentos.
A adolescência marca um período em que o futuro parece ter chegado, mudam os interesses, as exigências e as relações. Os pais não sabem como tratar seus filhos, ora são crianças demais, ora são grandes demais. Diante disso, nada mais natural do que a sensação da incompreensão vivida pelo adolescente.
Como se não bastasse tudo isso, outras exigências são impostas ao adolescente, escolher uma profissão é uma delas, surgindo muitos conflitos por causa dessa necessidade. Além disso, surgem as primeiras paixões, desilusões, a incerteza de ser amado ou atraente para a pessoa de quem se gosta.
Infelizmente, todos esses conflitos não se resolvem facilmente. A insatisfação com vários aspectos da própria vida, as incertezas sobre o amor e as angústias em torno da profissão, acompanham as pessoas pela vida a fora. Afinal, são essas angústias que fazem com que nos movimentemos procurando mudanças que melhorem nossas vidas. O que há de especial em todos esses conflitos durante a adolescência, é que eles mostram que estão crescendo e amadurecendo.
Quando aprendemos a lidar com as incertezas, ficamos mais fortes para fazer as mudanças necessárias. É esse o sentido de todas as dúvidas que povoam a adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário