segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Stress

O estresse vem atacando nosso organismo cada vez mais cedo.
No passado, não havia estudos aprofundados e foi a partir daí que o stress foi lido como o facilitador de todos os males. Hoje em dia, basta uma pessoa se irritar com qualquer coisa para alguém diagnosticar como estressada.
Segundo Hans, um famoso endocrinologista do Canadá, a definição correta para o stress, seria um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação. Muitas vezes, o estressado não se dá conta da carga emocional e do seu estado de confusão mental. Os piques de humor e instabilidade gerando situações indesejadas, pode estar relacionada ao stress.
A pressão sofrida pelo adolescente para que escolha o curso certo, passe nas provas e consiga vaga em uma boa universidade, pode fazer com que ele se sinta em um estado constante de tensão, tanto pelas exigências vindas dos outros quanto pelas provenientes de si mesmo.
Nesses casos os sintomas identificados no final do ano são, dificuldade de concentração, problemas de memória, mau humor, problemas de sono, etc. Além desses, outros sinais de stress podem aparecer como se sentir preocupado e sob pressão o tempo todo, ter dificuldade para relaxar, aumento excessivo de irritabilidade, ter vontade de fugir e abandonar tudo, sentir muito medo do fracasso, perder o prazer de realizar atividades que antes eram muito agradáveis, entre outros.
Outro motivo que causa stress no adolescente, se refere a separação dos pais, que como conseqüência, pode ocasionar um acúmulo de pressões e de mudanças na rotina que pode deixar qualquer criança ou adolescente estressado. Outro caso pode ser um namoro complicado, uma gravidez inesperada, uma mudança muito brusca na rotina, o excesso de atividades, a morte de uma pessoa muito querida ou qualquer alteração muito significativa na vida.
Na correria do dia a dia, ficou difícil para todas as faixas etárias manterem-se em um patamar longe do stress. O stress é um processo, o seu desenvolvimento vai depender da resistência psicológica do indivíduo, da sua personalidade e do seu modo de perceber as coisas que se passam a sua volta. Pode ser rápido ou longo.
É importante tentar ao máximo manter-se longe da carga negativa causada pelo cotidiano, uma alimentação saudável e equilibrada, exercício físico e tentar melhorar a qualidade de vida investindo nas amizades, uma vida social e afetiva prazerosa e principalmente reservar um tempo para fazer aquilo que gosta e que o deixa relaxado. Dessa forma, desde a adolescência, é possível se prevenir contra o mal da vida moderna, preservando a saúde e o bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário