segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Filosofia da linguagem

Considerando o homem um ser que fala e a palavra a senha de entrada no mundo humano, vamos examinar mais profundamente o que vem a ser a linguagem especificamente humana.
O homem é o único animal capaz de criar símbolos em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, dependentes de aceitação social. É só a partir dessa aceitação que podemos nos comunicar. A linguagem, portanto, é um sistema de representações aceitas por um grupo social, que possibilita a comunicação entre integrantes desse mesmo grupo.
A linguagem é um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural, pois é ela que nos permite transcender a nossa experiência.
O simples pronunciar de uma palavra torna presente à nossa consciência, o objeto a que ela se refere. Através da linguagem criamos um mundo estável de idéias que nos permite lembrar o que já foi e projetar o que será.
Pela linguagem, o homem deixa de reagir somente ao presente, ao imediato, passa a poder pensar o passado e o futuro, com isso, a construir o seu projeto de vida.
Toda a linguagem é um sistema de signos. O signo é uma coisa que está em lugar de outra, sob algum aspecto, gestos, números, palavras, desenhos, etc.
Assim como existem diversos tipos de linguagem, existem diversos tipos de pensamentos. O concreto, que se forma a partir da concepção, o abstrato que estabelece relações que cria os conceitos e as noções gerais e abstratas, é imediato e racional.
Para cada tipo de pensamento há um tipo de linguagem adequado.
Para o pensamento abstrato e conceitual, a língua se apresenta como condição necessária, por ser um sistema de signos simbólicos, que nos permite transcender o dado vivido e construir um mundo de idéias.
Assim podemos dizer que a estruturação da língua influencia a percepção da realidade e o nível de abstração e generalização do pensamento.
Por outro lado, outros tipos de linguagem em especial a linguagem artística, são mais adequados ao pensamento concreto.
Além do pensamento, a linguagem também mantém estreita estreita relação com a cultura. Nas línguas há modificações de repertório e semânticas a partir das novas descobertas e do desenvolvimento da técnica. Nas artes, as reestruturações da linguagem respondem as mudanças de valores, de anseios e de buscas no seio da cultura de cada sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário